Zika vírus e microcefalia, causas e prevenção

Nos últimos dias temos ouvido muito falar no zika vírus e em microcefalia em todos os meios de comunicação. Como aqui tratamos de sexologia, sexualidade, beleza e saúde, resolvemos dar a nossa parcela de contribuição com mais informações sobre o zika vírus que tem assumido o papel de grande aterrorizador das mulheres grávidas.

zika-vírus

O que é zika vírus

Zika vírus é uma infecção que é provocada pelo vírus ZIKV. O responsável pela transmissão é o mesmo mosquito que transmite dengue e febre chikungunya, ou seja o mosquito aedes aegypti. Uma observação importante e revelada recentemente, é que pode haver transmissão também através de relações sexuais. O zika vírus surgiu no ano de 1947 em macacos que habitavam a floresta zika em Unganda, mas somente no ano de 1954 que seres humanos na Nigéria foram infectados com a doença.

O zika vírus se espalhou pela Oceania em 2007 e chegou a Europa em 2013. No Brasil os primeiros casos foram registrados em 2015 nos estados do Rio grande do norte e na Bahia.

Zika vírus e microcefalia

No estado do Ceará os médicos realizaram exames em uma bebê que faleceu com problemas de microcefalia e descobriram a presença do vírus. A  confirmação foi dada através do instituto Evandro chagas em amostras de sangue e tecidos da criança falecida. A partir dai a comunidade cientifica mundial confirma a relação entre o zika vírus e a microcefalia. Microcefalia é uma má formação do cérebro. Durante o período da gestação ele não se desenvolve. Em alguns casos as causas são uso de drogas e radiação.

Não foi divulgado ainda em qual o período da gravidez que a mulher está mais vulnerável ao risco de contrair o vírus. Ainda não existe vacina contra este terrível vírus que amedronta as mulheres grávidas. A melhor forma de prevenção ainda é a mesma que é usada para combater as larvas e o mosquito transmissor. No mais o uso de repelentes pode vir a auxiliar. Leia também:

TERAPIA DE LIMÃO CURA MUITAS DOENÇAS.

AIDS NÃO MATA MAIS NINGUÉM.

Uma ideia sobre “Zika vírus e microcefalia, causas e prevenção

  1. Saúde Encima

    Olá, gostei do artigo. É bem fundamentado e com excelentes dicas. Espero ter outros com essa qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *